segunda-feira, 7 de novembro de 2011

MARIE CURIE Visionária da Ciência

     Homenagem especial do Blog à física química Marie Curie, que nasceu em 7 de novembro de 1864, em Varsóvia, na Polônia.
     Enquanto morava na França para estudar física e matemática na Universidade de Sorbonne, Maria Salomea Skodlowska conheceu seu marido, Pierre Curie.
     A homenageada tem importantes pesquisas no ramo da radiologia. Além de diversas conquistas, como: ser a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel, e se não bastasse isso, ser também uma das poucas que o ganhou duas vezes. Um dos prêmios foi dividido com o marido, por pesquisas sobre radioatividade.
     Com a morte do marido em 1906, que faleceu tragicamente atropelado por uma carruagem em Paris, a universidade de Sorbonne resolveu dar à física a cátedra de Física criada para seu marido. O feito a transformou na primeira mulher a ser professora naquela instituição.
     Até o fim de sua vida, Marie destacou mais com seu trabalho político. Ela chegou a defender o uso de aparelhos de radiografia portáteis durante a Primeira Guerra Mundial; levantou fundos para criar o Instituto do Rádio Frânces e dirigiu por algum tempo o Instituto Pasteur.
     Seus trabalhos sobre a radioatividade ampliaram os conhecimentos da física nuclear. Ela identificou dois novos elementos químicos, o rádio e o polônio, abrindo as portas para uma nova era da medicina com grandes avanços no tratamento de combate ao câncer.
     Ela morreu em 4 de julho de 1934 em decorrência de leucemia, que deve ter sido agravada devido as doses de radioatividade a que se expunha.
Fonte: http://www.noticiasbr.com.br/marie-curie-homenageada-com-doodle-28117.html