Vídeos de Biologia

Loading...

sábado, 17 de setembro de 2011

ARANHAS - Cuidado com elas!

AS MENORES, SÃO AS PIORES!!!
ARANHA-MARROM (gênero Loxosceles)
Tamanho: 3 centímetros
Encontrada: Brasil, restante das Américas, África, sul da Europa, China
Veneno: proteolítico e hemolítico
Ela é tão tímida e pequena que nem parece possuir veneno. Mas tem e ele é muito forte. De início, sua picada não dói, mas depois de algumas horas começa um ardor no local, seguido de inchaço e vermelhidão. Se não houver tratamento, pode surgir uma úlcera (um buraco) no lugar da picada que leva muito tempo para cicatrizar, exigindo, às vezes, até um enxerto de pele. Os acidentes envolvendo humanos ocorrem quando a aranha-marrom é prensada contra o corpo, por exemplo, quando uma pessoa que está se vestindo.

Pessoa 10 dias após ser picada pela aranha marrom  

ARMADEIRA (gênero Phoneutria)
Tamanho: 15 centímetros
Encontrada: Brasil, restante da América do Sul, América Central
Veneno: neurotóxico
É a mais agressiva de todas e responsável por metade dos acidentes com aranhas no Brasil. Ao enfrentar um inimigo, ela se ergue sobre as pernas traseiras e levanta as da frente, ao mesmo tempo em que expõe seus ferrões - por isso recebe o nome de armadeira. Sua picada dói muito, mas não costuma trazer conseqüências mais graves para os adultos. Em crianças a dor intensa pode causar arritmia cardíaca, infiltração de água nos pulmões e queda na pressão. Somente em casos muito raros pode levar uma criança à morte.
VIÚVA-NEGRA (gênero Latrodectus)
Tamanho: 3 centímetros (fêmeas)
Encontrada: Brasil, restante da América do Sul, América do Norte, África, Europa, Ásia, Oceania
Veneno: neurotóxico
Não dá para afirmar que ela tem o veneno mais potente, mas uma coisa é certa: é a aranha mais temida. Em primeiro lugar, por ser encontrada quase no mundo todo. Segundo, porque suas dolorosas picadas são relatadas há séculos. A fêmea é responsável pelos acidentes, já que o macho, muito menor, não pica. O veneno causa excesso de transpiração, contração muscular e alterações na pressão. As viúvas-negras do Brasil são mansas e não matam. Já as espécies da costa do mar Mediterrâneo, na Europa, podem dar picadas fatais.
PREVENÇÃO
  • Observar roupas e calçados antes de vesti-los e roupas de cama e banho antes de usá-las.
  • Remover periodicamente quadros, painéis e objetos pendurados.
  • Vedar frestas, buracos na parede, assoalhos e forros.

A maior aranha do mundo é a Goliath, também conhecida como Theraphosa blondi. Ela tem este nome pelo óbvio motivo de comer passarinhos.

Muita gente morre de medo de aranhas, mas esta tarântula é inofensiva aos humanos. Apesar de carregar presas venenosas como todas as aranhas, seu veneno não é letal a humanos, só a pequenos insetos, roedores e passarinhos.

Uma característica bizarra desta aranha, além do tamanho é que ela faz barulho. É estranho imaginar que uma aranha faça barulho, mas a Goliath esfrega uma pata na outra, produzindo um ruído de alta frequência, que é similar ao do grilo e pode ser ouvido de longe.

A MAIOR É INOFENSIVA...