sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Aranhas

Curiosidades sobre as Aranhas
Existem 37.600 espécies de aranhas conhecidas.
•As que têm veneno nocivo ao ser humano pertencem ao gênero Latrodectus, Loxosceles e Phoneutria - todos encontrados no Brasil - além das espécies Atrax. As Latrodectus são as temidas "Viúvas-negras"; as Loxosceles são chamadas de "arranhas-marrons" e as do gênero Phoneutria são conhecidas como "aranhas-armadeiras".
A maior espécie é a Theraphosa blondi, uma aranha-caranguejeira que, esticada, chega aos 26 cm de comprimento. Ela vive nas Guianas e nos estados do Amazonas, Amapá e Pará.
•Predadoras, todas se alimentam de insetos.
O órgão sexual da aranha macho está localizado no final de suas patinhas.
O sangue das aranhas é transparente e chamado de hemolinfa. Por ele circulam oxigênio, nutrientes e hormônios. O coração dos animais é apenas um tubo cercado por um músculo.
Teia
•A seda, ainda no estado líquido, é produzida no abdômen da aranha e serve, por exemplo, como refúgio na toca ou para capturar insetos.
•Essa seda líquida sai através de microcóspicas estruturas chamadas fúsulas, encontradas nas fiandeiras, localizadas na região posterior do abdômen da aranha. Ao ser puxada pelas pernas posteriores ou por meio de movimentos do abdômen, ela passa do estado líquido para o sólido, formando um fio.
•A teia é um material extremamente resistente, cinco vezes mais forte que o aço de mesmo peso e duas vezes mais elástica que o náilon. Leve, vem sendo estudada como matéria-prima de fios de suturas biodegradáveis, redes de pesca e coletes à prova de balas.
Fonte: Guia dos Curiosos