domingo, 18 de setembro de 2011

PLANTAS CARNÍVORAS

     Por seus hábitos estranhos, as plantas carnívoras ficam bem em um cenário de filme de terror, mas na verdade não representam perigo. Têm esse nome porque se alimentam de insetos e outros animais e fazem isso porque buscam outra fonte de nutrientes, uma vez que vivem em solos pobres e deficientes. A maior parte dessas plantas captura insetos, mas algumas espécies podem capturar pequenos animais, como moluscos, lesmas e até pequenos sapos.
     Essas plantas diferem das demais porque suas folhas são altamente especializadas, têm cores diferentes e exuberantes que muitas vezes são confundidas com flores.
     Outro fator que também difere nas plantas carnívoras é o fato de realmente digerir formas de vida animal. Se a planta simplesmente atrair ou mesmo prender insetos sem digerí-los, como ocorre com algumas espécies de orquídeas, não podem ser consideradas carnívoras.
     Existem mais de 600 espécies de plantas carnívoras já identificadas e com certeza, existem várias ainda por identificar. No Brasil há aproximadamente 80 espécies e a concentração maior está nos estados de Minas Gerais, Goiás e Bahia.
Digestão nas plantas carnívoras
     É feita através de enzimas específicas que quebram o alimento em partículas muito pequenas, que podem ser absorvidas pelas folhas. Essas enzimas são muito fracas e não causam nenhum dano ao homem.
     É importante mencionar que essas plantas realizam a fotossíntese como qualquer outra planta, sendo os insetos e outros animais apenas um cardápio complementar.
Observe algumas espécies e suas armadilhas:
Sarracênia (Sarracenia spp)
     Esta planta parece um pequeno cálice, com a substância pegajosa em seu interior. Ao capturar os insetos, ela dissolve seus corpos lentamente, transformando-os em uma sopa, que é absorvida pelas folhas.

Dionéia (Dionaea muscipula)
     Esta planta tem néctar adocicado que atrai os insetos. Quando estes pousam na planta e encostam em seus pelos sensíves, presentes no interior da planta, as folhas se fecham, aprisionando os insetos.

Orvalinhas (Drosera)
     As folhas das orvalhinhas são cobertas de pelos especiais, com gotas "pegajosas" em suas pontas. Os insetos são atraídos por essas gotas brilhantes, mas ficam presas assim que pousam.
     As plantas carnívoras do gênero Nepenthes são as que possuem as maiores armadilhas, que podem alcançar até meio metro de altura cada e armazenar até cinco litros de água. Com frequência elas capturam presas grandes. Supõe-se que os vertebrados tornam-se presas acidentamente, quando procurando por insetos presos nas armadilhas, em busca de alimento, os mais debilitados não conseguem escapar, e acabam passando de predador à presa.