Vídeos de Biologia

Loading...

sexta-feira, 17 de maio de 2013

DO QUE É FEITA A GELATINA



VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR COMO É FEITA A GELATINA???
     Essa deliciosa sobremesa, sempre presente nas nossas mesas tem origem animal.


MAS O QUE É A GELATINA EXATAMENTE???
     É uma versão processada de uma proteína estrutural chamada colágeno, que é encontrada em muitos animais, incluindo os seres humanos. O colágeno é, na verdade, quase 1/3 de toda a proteína do corpo humano. 
     Trata-se de uma molécula grande e fibrosa que torna a pele, os ossos e os tendões fortes e um tanto elásticos. Conforme você envelhece, o seu corpo produz menos colágeno e as fibras individuais de colágeno ficam ligadas de forma cruzada umas com as outras. Você poderá experimentar isto nas articulações mais firmes (dos tendões menos flexíveis) ou nas rugas (perda da elasticidade da pele).
     A gelatina que comemos vem do colágeno dos ossos, cascos e tecidos de ligação de vacas ou porcos.
     Para fazer a gelatina, os fabricantes trituram estas várias partes e dão a elas um pré-tratamento com um ácido forte ou com uma base forte para quebrar as estruturas celulares e liberar proteínas, como o colágeno. Depois deste pré-tratamento, a mistura é fervida. Durante este processo, a grande molécula do colágeno acaba se quebrando parcialmente e o produto resultante é chamado de gelatina.
     A gelatina é facilmente extraída, porque ela forma uma camada na superfície da mistura em fervura.
     Por ser muito versártil, a gelatina é um ingrediente comum; pode ser usada como um agente "endurecedor", como um ingrediente para engrossar a comida, um emulsificador ou um estabilizador. Portanto, está presente em vários tipos de comida, desde o iogurte até o chiclete. Segue uma lista de algumas outras comidas que contêm gelatina: 
     A gelatina é usada até para revestir comprimidos, tornando-os mais fáceis de engolir. Também é usada em cosméticos, pílulas e pomadas.