segunda-feira, 13 de maio de 2013

QUANTO TEMPO CONSEGUIMOS SOBREVIVER SEM ÁGUA???

Estudos tem demonstrado que, se o corpo perder apenas 2,5% do seu peso em água, pode perder 25% de sua eficiência. Isso significa que: um homem de 80 kilos, provavelmente já desenvolverá problemas caso perca 2 litros da água corporal. Essa “pequena” desidratação pode engrossar o sangue, isso faz o coração trabalhar mais e circulação ser menos eficiente, prejudicando a oxigenação do corpo. Isso é um sinal de alerta!
Mas, quanto tempo o corpo humano aguenta sem água?  Bem, supondo que se trata de alguém em boa forma, com o funcionamento normal de todos os seus órgãos e em condições normais (sem muito frio ou calor), um ser humano pode viver por cerca de 3 a 5 dias sem água. Mas, é claro que a degradação dos sentidos (olfato, visão, paladar, tato) e a queda nos sistemas do corpo (respiratório, circulatório etc) são obviamente graduais.
Uma desidratação leve (1º dia) engrossa a saliva, perde a frequência urinária e resulta numa urina com cor e odor fortes. Na desidratação moderada (do 2º ao 3º dia), a urina quase cessa – Claro, o corpo precisa economizar água – a boca, a mucosa do nariz ficam secas e pode gerar rachaduras, olhos fundos e sem lubrificação e batimentos cardíacos acelerados. A desidratação severa (do 3º dia em diante), a urina definitivamente cessa, perda temporária ou completa da sensibilidade e dos movimentos, cansaço devido a baixa oxigenação dos sistemas, vômito, diarréia. Até o 5º dia (dependendo da pessoa) há um estado de choque. A pele fica em tons azulados e muito fria, consequencia da perda de pressão sanguínea. A partir dessa fase, o fim da vida é questão de tempo.

O Corpo Humano saudável não aguenta mais que 5 dias sem água
antes de entrar em choque!

TEMPO CONSEGUIMOS SOBREVIVER SEM COMIDA???

Podemos sobreviver sem comer nada por até oito semanas, desde que tenha água suficiente. Ser forte e estar em boa forma física pode ajudar, assim como ter gordura corporal extra. Nosso organismoguarda a energia necessária em forma de gordura, carboidratos e proteínas.

Quando não alimentamos, o carboidrato é a primeira coisa que o corpo utiliza para se manter alimentado. Depois, o corpo começa a consumir a gordura, assim aquelas pessoas cujo corpo possui gordura extra, os gordinhos, certamente sobreviveriam mais tempo. Por último o corpo utiliza as proteínas, se o jejum se estender por muitos dias a ponto do organismo precisar utilizar as proteínas acumuladas, tenha certeza que nessa fase a pessoa está extremamente debilitada.
O que contribui para determinar quanto tempo uma pessoa pode ficar sem comida, é o seu metabolismo, que é a transformação da comida ingerida em energia. Assim, quem possui o metabolismo lento, acaba utilizando a energia armazenada mais devagar e, com isso, pode permanecer mais tempo sem precisar recarregar as energias, ou seja, comer! Uma coisas podemos ter certeza: Nosso organismo é extremamente inteligente, e se ficarmos por muito tempo sem comida (mesmo sendo dias), o metabolismo buscará a melhor maneira de garantir nossa sobrevivência.
Quando é preciso viver sem comida, um ambiente de alta temperatura significa desidratação mais rápida e se o ambiente é muito frio, o corpo usa a energia acumulada para manter a temperatura corporal. Sem comida, podemos sobreviver por mais tempo se estiver em uma ambiente com temperaturas amenas.
Segundo especialistas, um ser humano saudável pode viver até 8 semanas sem comida.
MAS É MELHOR NEM PENSAR NESTA POSSIBILIDADE NÃO É???