terça-feira, 11 de março de 2014

CURIOSIDADES DAS CIÊNCIAS NATURAIS

     A maneira mais fácil de diferenciar um animal carnívoro de um herbívoro é olhando nos seus olhos. Os carnívoros (cachorros, leões) possuem os olhos na parte da frente da cabeça,o que facilita a localização do alimento (olhos de predador). Já os herbívoros (aves, coelhos) possuem os olhos do lado da cabeça para perceber a aproximação de um possível predador (olhos de presa).

     Nesse exato momento há mais de 100.000.000 de microorganismos se alimentando, se reproduzindo, nadando e depositando detritos na área em volta dos seus lábios.

     Você pisca aproximadamente 25 mil vezes por dia

     O material mais resistente criado pela natureza é a teia de aranha.

     As moscas domésticas vivem apenas 2 semanas.

     O elefante é o único animal com quatro joelhos.

     O crânio tem 29 ossos.

     O Oceano Atlântico é mais salgado que o Pacífico. 
   
     Os chipanzés são os únicos animais capazes de se reconhecer na frente de um espelho.

     A água quente é mais pesada do que a água fria. 

     Os elásticos duram mais se estiverem gelados. 

     O batom contêm escamas de peixe. 

     O isqueiro foi inventado antes do fósforo. 

     Uma pepita de ouro puro do tamanho de uma caixa de fósforos, pode ser esmagada e alisada numa fina folha do tamanho de um campo de ténis. 

     Em muitos países, a urina era utilizada como detergente. (Um dos componentes principais da urina, o amoníaco, é utilizado hoje em dia nos produtos de limpeza). 

     Por dia são criados 10.000 novos produtos químicos.

     Nenhum pedaço de papel pode ser dobrado ao meio mais de 7 vezes.

     A maioria dos relâmpagos tem um comprimento médio de 3 a 5 Km e têm uma corrente de 10.000 amperes a 100 milhões de volts. 

     Apenas uma pessoa em cada 2 bilhões viverá mais de 116 anos. 

     O Sol libera mais energia em um segundo do que tudo que a humanidade já consumiu em toda a sua existência. 

     Ratos não vomitam. 

     Leonard da Vinci foi quem descobriu que o número de anéis no tronco de uma árvore corresponde ao número de anos que a árvore viveu. Ele também descobriu que a distância entre os anéis indicava a humidade anual. 

     O animal mais prolífico da natureza é o rato. As fêmeas dão entre três e seis ninhadas por ano. Um só casal, ao fim de três anos, pode dar origem a dez gerações. É por isso que o rato é o animal preferido nas pesquisas genéticas de laboratórios. 

     A doença conhecida mais antiga do mundo é a lepra, cujos primeiros registos datam de 1350 a.C.. Apesar da idade, um tratamento rápido e eficaz contra ela só foi descoberto no início dos anos 80, com o desenvolvimento da poliquimioterapia. A moléstia é causada pela bactéria Mycobacterium leprae, e ataca principalmente os nervos e a pele, podendo causar deformações em estágios mais avançados. Devido ao preconceito com o qual a doença é encarada, o seu nome foi mudado em alguns países para hanseníase.